Serviço é o ato e o efeito de servir. O conceito faz referência à atividade que consiste em realizar uma determinada ação para satisfazer uma necessidade. Em geral, os serviços implicam dar algo que não é material, ao contrário dos produtos que são bens materiais.
A ideia de saúde, por sua vez, está relacionada com o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Quando um indivíduo goza de boa saúde, o seu organismo pode executar as suas funções com normalidade e a sua psique não apresenta alterações.
Os serviços de saúde, por conseguinte, são as prestações que prestam assistência sanitária. Pode-se dizer que a articulação destes serviços constitui um sistema de atenção orientado para a manutenção, a restauração e a promoção da saúde das pessoas.
É importante ter em conta que os serviços de saúde não contemplam unicamente o diagnóstico e o tratamento de doenças ou transtornos. Também abarcam tudo o que se refere à prevenção dos mais e a difusão daquilo que ajuda a desenvolver uma vida saudável.
A maioria dos países dispõe de serviços de saúde públicos e privados. Os serviços públicos de saúde são geridos e financiados pelo Estado, ao passo que os serviços privados de saúde são prestados através de empresas que têm fins de lucro.